Congo Mirim
Regência - Portal Voltar

 

Banda de Congo Mirim visita o Convento da Penha

A Banda de Congo Mirim de Regência visitou o Convento da Penha em companhia de Miúdo, dona Mariquinha, Adenete e de mães que acompanharam seus filhos.

O forte vento sul que iniciou na madrugada de sábado, 3 de maio, quase atrapalhou a viagem, mas a confiança de que o tempo iria se firmar foi fundamental para o ânimo de todos. Ao chegarem na base do morro do convento uma chuva fina caia sobre Vila Velha e não atrapalhou a subida. Chegaram na capela, tocaram em homenagem a Padroeira do E.S. e apreciaram a bela vista do morro, onde Frei Pedro Palácio fundou o marco da religiosidade e do turismo capixaba.

Frei Pedro Palácios desde o início de sua chegada ao E.S. escolheu a montanha para morar; na chapada ou campinho, onde começa o penhasco, portanto ao sopé da penha, e não da montanha.

Por não querer descer da montanha, pediu aos moradores que o ajudasse a construir uma capela ao pé da rocha. A capela foi construída e dedicada a São Francisco. Colocou sobre o altar o painel de Nossa Senhora e a imagem de São Francisco esculpida em madeira. Não se tem a data precisa de início da capela. Penha significa rocha, penhasco. Com o passar dos anos a capela foi crescendo e transformou-se num convento, ou seja, num local onde se abriga uma comunidade religiosa, neste caso, os monges franciscanos, que seguem a doutrina pregada por São Francisco de Assis.

  

  

  

  

  

Conheça um pouco sobre a história do Convento da Penha

1.558 - Chegada de Frei Pedro Palácios ao E.S.; 1.568 - Chegada da Imagem de Nossa Senhora;

1.570 – 1a Festa da Penha; 1.570 - Morte de Frei Pedro Palácios; 1.650 - Fundação do Convento;

1.774 - Construção do Portão da Ladeira da Penitência; 1.777 - Calçamento da Ladeira da Penitência; 1.860 - Visita de Dom Pedro II; 1.898 - Nossa Senhora da Penha é Declarada Padroeira do E.S.;

1.901 - Criação da Oração à Nossa Senhora da Penha; 1.952 - Instalação do Sala dos Milagres;

1.958 - Reconstrução da Capela de São Francisco; 1.994 - Construção do Palanque e da lanchonete.

 Congo Mirim se apresenta no Campinho, no Supermercado Perim e Visita o Parque da Pedra da Cebola em Vitória

A Banda Mirim apresentou-se no palanque do campinho em frente da Capela de São Francisco de Assis atraindo muitas pessoas. Logo após, seguiram para o Espaço Dinâmico para almoçar. Em seguida se apresentaram no saguão de entrada do Supermercado Perim na Mara da Praia, onde atraíram mais pessoas. As crianças receberam caixas de bombons por agradecimento ao belo espetáculo, sendo solicitadas para voltarem outras vezes. Para terminar o passeio, todos foram conhecer o Parque da Pedra da Cebola, uma grande área que pertencia a uma pedreira, empresa que explode a rocha para obter brita e paralelepípedos. Quase que a pedra que tem a forma de uma cebola vira concreto. Os ambientalistas fizeram grande esforço e conseguiram parar a destruição do local que se transformou num dos mais belos parques da capital, onde ocorre o maior evento de educação ambiental da América do Sul. Nossa banda está convidada para tocar na próxima Feira do Verde, em setembro.

  

  

  

  

 

Em defesa dos Mananciais

www.almadorio.org.br

Condomínio Aldeia

Av. Principal, próximo ao Posto de Combustível

Webmaster:

 Paulo Randow www.paulorandow..com.br